01 dez Como Funciona um Cerimonial de Debutante
Houve um tempo em que as moças não queriam mais festas de 15 anos, e preferiam investir o dinheiro do evento em uma viagem para o exterior ou em grandes compras. No entanto, esse tipo de festa voltou com tudo nos últimos anos, trazendo de volta toda tradição e glamour dos bailes de debutante, além, é claro, do cerimonial. E você, sabe como funciona um cerimonial de debutante? Ou melhor, sabe de onde veio essa tradição?
Bailes de Debutante
A palavra “debutante” vem de “début”, uma palavra francesa para “estreia”. Ou seja, quando completavam 15 anos, as moças estavam prontas para ser apresentadas a sociedade pois não eram mais crianças. A real intenção por trás desses bailes era de arranjar bons pretendentes para as moças, que carregavam nas costas a missão de perpetuar boas alianças entre as famílias nobres.
Felizmente, com o tempo, isso mudou bastante. Hoje em dia os bailes de debutante são feitos para comemorar a vida da moças, dançar bastante e registrar esse momento importante, que não deve ser passado em branco. Afinal, só fazemos 15 anos uma vez!
Cerimonial de debutante – como funciona
O cerimonial de debutante não engloba só a parte das homenagens e da valsa, mas toda a festa de 15 anos. Por isso, é sempre bom ficar atento até nos mínimos detalhes. Geralmente, um cerimonial tradicional é dividido em 3 partes: a recepção, a apresentação da debutante e o baile, quando todos são convidados a dançar.
As etapas a seguir são para um cerimonial mais tradicional, mas podem ser facilmente adaptadas para aquelas aniversariantes que desejam algo mais moderno. Nesse caso, basta conversar com a cerimonialista para ela providenciar o que for preciso.
1. Recepção
Este é um momento importante, pois mostra como é o estilo e a organização da festa. Os convidados são recebidos e conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da aniversariante. Geralmente, nessa hora é servido um coquetel ou jantar, no qual os convidados podem desfrutar, ao som de uma boa música ambiente. Esse é um bom momento para tirar fotos conforme as pessoas forem chegando e fazer algumas filmagens. Também é um bom momento para aquelas fotos de família e com as amigas. Para as meninas que escolhem usar mais de um vestido, esse é o momento de vestir o mais simples.
2. Apresentação da debutante
Ao fim do coquetel ou jantar, todos são convidados a ficar em seus lugares para receber a aniversariante. Nesse momento, a cerimonialista faz uma pequena abertura explicando um pouco sobre a importância do momento na vida da menina, como é a passagem da infância para a vida adulta ou qualquer texto que seja pertinente e escolhido pela família.
A seguir, a família é convidada a se sentar em lugares previamente determinados. Em seguida, entra o cortejo (formado por quinze casais de amigos da aniversariante), que forma um túnel por onde a aniversariante vai passar. Para a entrada, a aniversariante pode escolher a música que desejar.
Assim que a música tocar, a debutante passa pelo túnel e é recepcionada por seu pai, irmão, namorado ou amigo, dependendo da sua preferência. No momento a seguir, alguém de sua família lhe entrega uma joia, que simboliza a vaidade. Geralmente, a entrega é feita pelo pai, padrasto ou avô e pode ser uma joia de família.
Depois, vem a troca do sapato, feita pelo pai (se a moça não tiver pai, pode ser feita pela mãe ou qualquer outro membro da família ou ainda pelo príncipe). Nesse momento, os sapatos baixos são trocados pelos altos, simbolizando que a moça está pronta para dar seus passos sozinha, pois já é adulta, e também é nobre, pois está usando sapatos com saltos altos.
Algumas moças gostam, ainda, de passar uma boneca para uma menina mais jovem. Essa passagem significa que ela está deixando a infância para trás e aceitando seu novo papel na sociedade, de mulher adulta.
A seguir, pode-se fazer uma homenagem às mulheres da família com a entrega de buquês de flores para parentes próximos, como a mãe, as avós, madrinhas e tias. As moças do cortejo também recebem flores e alguns textos ou passagens bíblicas podem ser lidas, assim como breves discursos. Para as debutantes que resolvem usar um segundo vestido, esse é o momento de se retirar para a troca de roupa.
Enquanto a moça se prepara (seja trocando de roupa ou não), é feita uma pequena retrospectiva da vida dela. Muitas famílias optam por mostrar fotos num telão e preparar textos e vídeos bem bonitos falando sobre a infância e a adolescência da moça. Também é possível adicionar à apresentação algumas imagens do início da festa, para torná-la mais divertida.
Em seguida, a aniversariante retorna com seu vestido de gala para as valsas. A primeira valsa deve ser dançada com o pai, padrasto ou outro ente querido, dependendo de sua importância; a segunda valsa com o padrinho ou um ente muito querido (pode ser o avô, o irmão, algum tio ou primo); e a terceira valsa deve ser dançada com o príncipe e o restante do cortejo. Claro que, para não ficar muito longo e cansativo, pode-se escolher apenas uma valsa e dançar partes da música com uma pessoa diferente.
Ao final da valsa, pode-se optar por entregar alguma lembrança aos 15 casais que participaram ou passar direto para o parabéns e o corte do bolo. Depois que o bolo for cortado, também é de bom tom fazer um brinde a aniversariante e sua família.
3. Baile:
Depois da parte formal do evento, que pode parecer um pouco longa – tudo vai depender da forma como for organizada – vem o momento de descontração, onde todos podem ir para a pista de dança e o coquetel pode voltar a ser servido. Também é o momento interessante para abrir uma mesa de doces ou chocolates ou liberar o barman para preparar drinks personalizados.
Com esse passo a passo, criado pela casa de festas Spazio Itanhangá, fica bem mais fácil organizar o cerimonial de debutante, não é mesmo?